Pesquisar este blog

domingo, 8 de abril de 2012

A Biblioteca Infantil do Pavilhão Mourisco

L
ançamento do livro "Leitura, arte e educação: a biblioteca infantil do Pavilhão Mourisco (1934-1937)" na próxima sexta-feira, dia 13 de abril, às 17 horas e 15minutos, no Foyer do Teatro Fernando de Azevedo, no Instituto de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ).

A Biblioteca Infantil do Distrito Federal localizada no "Pavilhão" ou "Espaço Mourisco" foi inaugurada em 1934 durante a gestão de Anísio Teixeira na Diretoria Geral de Instrução Pública do Distrito Federal. Coube à poeta e educadora Cecília Meireles a organização e direção do espaço que se transformou num centro de cultura infantil e de pesquisa para os educadores. 

Endereço: R. Mariz e Barros, 273 - Maracanã - Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (021) 2334-2501.



A autora, Professora Doutora Jussara Pimenta assim descreveu, em artigo de XXXX, a Biblioteca do Pavilhão do Mourisco:

A Biblioteca Infantil do Distrito Federal foi um dos projetos mais ambiciosos da reforma anisiana e um espaço onde Cecília Meireles desenvolveu sua criatividade e seu empenho a favor da literatura infantil. A biblioteca deveria se instalar no Pavilhão Mourisco e seria constituída, inicialmente, das seguintes seções: seções de livros, seção de gravuras, seção de cartografia, seção de recortes, seção de selos e moedas, seção de música e cinema, seção artística, seção de propaganda e publicidade  e seções de observação e pesquisa. [...] A Biblioteca transformar-se-ia  num Centro de Cultura Infantil, já que extrapolava os objetivos de uma biblioteca [...] ”

Este trecho não é do livro que será lançado, mas de um artigo de Jussara de 2001. Instiga saber mais, o que só acontecerá lendo o livro.

Este é um daqueles livros que não pode faltar na estante de quem, como eu, gosta da História da Cidade. E, por falar nisso:

O Pavilhão Mourisco, na Praia de Botafogo, está representado numa imagem da Editora P. Speranza, em postal. Foi demolido na década de 1950 face a necessidade de desafogar o trânsito na região e pela construção do túnel do Pasmado. Fora construído por Pereira Passos, em 1906, para ser um café concerto. Aos fundos ficavam o Teatro de Marionetes (que no postal está em primeiro plano), um carrossel e um rinque de patinação que foi, durante muitos anos, uma das atrações da cidade. De construção com estiloneo-persa, deu origem a um trecho da cidade denominado Mourisco.

Em 1934, passa a abrigar a Biblioteca Infantil do Distrito Federal, objeto de estudo da pesquisadora Profª Drª Jussara Pimenta.


Fonte: PIMENTA, Jussara. Leitura e Encaantamento: A Biblioteca Infantil do Pavilhão Mourisco. In: NEVES, Margarida de Souza; LÔBO,Yolanda Lima; MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio (orgs).Cecíli Meireles: a poética da Educação.Rio de Janeiro: Editora PUC-RJ, Loyola, 2001.

Imagem: Saudades do Rio http://fotolog.terra.com.br/luizd:110


Nenhum comentário: