Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

III ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO



Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Em 2007, realizava-se, na Universidade Federal Fluminense (UFF), o I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro (I EHED-RJ), como resultado de um esforço conjunto de pesquisadores em História da Educação, que se organizaram para a constituição de uma comissão representativa dos principais polos de produção sediados nos Programas de Pós-Graduação em Educação existentes no estado.
Três anos depois, em 2010, realizou-se, desta vez na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), a segunda edição do Encontro, contando, novamente, com uma Comissão Organizadora, constituída por representantes de distintas instituições e programas do estado, mas já significativamente ampliada.
Estamos propondo, agora, em 2013, a realização do III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro (III EHEd-RJ), que será sediado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), garantindo, assim, a continuidade desses encontros, que têm se mostrado extremamente frutíferos.

Cumpre ressaltar, a esse respeito, não só o número bastante significativo de trabalhos apresentados em ambos os eventos (comunicações e pôsteres), como de que foi possível organizar-se, em ambas as ocasiões, como um dos seus produtos, um livro reunindo os textos apresentados na Conferência de abertura e nas mesas-redondas.

A iniciativa inscreve-se como parte do rol de experiências que se têm configurado no país, com a organização de historiadores da educação em nível regional. A continuidade na realização de tais eventos, o surgimento de periódicos locais especializados, a criação de entidades locais, a repercussão sob a forma de ampliação das linhas de pesquisa e da produção delas decorrente nos Programas de Pós-Graduação são resultados concretos que nos estimulam a seguir nessa trilha.

EIXOS TEMÁTICOS

Cultura escolar e práticas educativas
Educação, escola e diversidade
Educação: movimentos sociais e políticas públicas
História da infância e da educação infantil
História das disciplinas escolares
Historiografia da educação e fontes
Imprensa, impressos e educação
Instituições escolares, culturais e científicas
Intelectuais e ideias pedagógicas
Profissão docente

PÚBLICO ALVO
Destina-se a todos os interessados na pesquisa histórica sobre temas educacionais: pesquisadores de instituições universitárias e centros de memória, documentação e pesquisa, professores da educação superior, professores da educação básica, profissionais ligados ao ensino e à formação docente, estudantes de graduação e de pós-graduação.


INSCRIÇÕES DE TRABALHOS ATÉ 30 DE AGOSTO

Postar um comentário