Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de março de 2012

Cais Pharoux






 
O primeiro cais da cidade do Rio de Janeiro foi construído em 1779 pelo vice-rei D. Luis de Vasconcelos. O chafariz denominado de Mestre Valentim, construído no século XVIII, ficava à beira d’água para fornecer aos embarcados água  doce, limpa e fresca. Escadarias paralelas, ao lado do chafariz, eram os locais de embarque e desembarque.
Durante o século XIX, com a grande exportação de café  brasileiro, o porto do Rio de Janeiro teve que adequar-se à mudanças necessárias ao aumento da carga brasileira que ia em direção a diversos países.
Várias ilhotas e enseadas, comuns na costa do Rio de Janeiro, deram lugar, no início do século XX, a um porto mais moderno.
O cais tomou o nome de Pharoux depois de ter sido chamado Cais da Praça do Carmo, quando ali se instalou o Hotel Pharoux.O dono do Hotel era um francês bonapartista que para o Rio de Janeiro  emigrou. Os móveis franceses, os espelhos florentinos e a alvura das suas toalhas brancas faziam o estabelecimento do francês ser diferenciado dentro de uma cidade ainda desorganizada e suja, e o nome do Hotel passou a ser a denominação do local, que conhecemos por Praça XV.

Fonte: .FIGUEIREDO, Cláudio. SANTOS, Núbia M. e LENZI, Maria Isabel. (org.)O Porto e a Cidade: o Rio de Janeiro entre 1565 e 1910.Rio de Janeiro: Casa da Palavra Produção Editorial, 2005.

Um comentário:

Francisco Mattos disse...

Olá Heloísa, vez em quando vejo algumas postagens suas por aqui e, evidentemente, como sou um fissurado pela História da Educação e pela pesquisa nesta área, estou sempre linkado. Venho, também, trazer-lhe o convite para me fazer uma visita, quando tiver alguma disponibilidade. Saudações acadêmicas!
http://pedagogiadosprojetos.blogspot.com/