Pesquisar este blog

domingo, 11 de março de 2012

O salário dos professores



Todas as eleições de que participei, desde que pude votar depois da ditadura militar, a palavra que mais ouvi em campanha é EDUCAÇÃO. Fosse campanha de vereador, deputado estadual, federal, senador, presidente da República, lá estava a palavra mágica EDUCAÇÃO para dar, creio, mais credibilidade ao candidato, mostrar intresse, quem sabe, na instrução dos brasileiros e até, suponho, mostrar a importância do tema. Infelizmente, desde que voto, e aqui abro um parêteses para explicar que fui uma das muitas pessoas que participaram de atos para que pudéssemos votar e escolher nossos candidatos, não tenho tido a sorte de ver nenhuma promessa eleitoral cumprida. Por falta de sorte dos políticos eles não têm como manipular alguém que, sabendo um pouquinho mais que eles e conhecendo as velhas histórias (AINDA RECENTES) do coronelismo brasileiro, vota e escolhe sem monitoramento.

Venho de uma família de professores. Conheço e vivi as agruras da profissão, assim como os gratificantes momentos de mãos inertes escreverem textos e olhos dispersos lerem usando o código de letramento. Nunca vi, nem vivi, melhoria salarial digna. Viesse de que partido fosse. Viesse proposta por um parlamentar sequer. Mas vi, muitas vezes, as discussões - e apressadas conclusões - por aumentos salariais próprios dos políticos. Vi, e assisti através da imprensa, atos de corrupção onde vereadores, deputados, senadores... punham no próprio bolso o dinheiro suado de uma nação guerreira mas sem esperança neles.

Sempre acreditei que político não é profissão, mas agora os políticos deixam o feudo conquistado à custa da miserabilidade do povo brasileiro, para filhos, netos, esposas, como se o dinheiro público fosse espólio de seu testamento.





E os políticos, esses que ganham bem e, às nossas custas, vivem anos e anos na "profissão", acreditam que a fortuna de R$ 1.451,00 reais de piso vai "quebrar" os pequenos municípios. Só para não esquecer: qual o salário do prefeito - por vezes semi-alfabetizado - nestes municípios? Quantos vereadores tem a Câmara Municipal? Qual o salário dos "fulanos do posto, do INSS, do transporte escolar, do...", "sicranos de não sei o que ou onde"? Garanto que não é valor igual ou inferior a R$ 1.451,00, em nenhum município brasileiro. Mas pagar esta fortuna a um professor, certamente, "quebraria" o município, o estado e até, quem sabe?, o país.


Li, ontem no O GLOBO, um crônica (não sei de de Zuenir Ventura ou Jorge Moreno) sobre este salário maravilhoso que "quebra" financeiramente os municípios. Creio que nenhum dos dois é professor, mas a causa foi defendida, o que agradecem os professores. Pena, senhores, que nas greves (e já participei de muitas) a imprensa venha trazer ao público a mensagem de prejuízo aos alunos pelos dias parados. A quem devemos "culpar" pelo salário indigno do professor? A quem realmente tem culpa, os "políticos"? Não creio que a isso se atrevessem, porque os jornais precisam de anunciantes e jornalistas precisam de emprego.

Tudo isso é só para que reflitam se esses homens e mulheres que dizem, nas campanhas, ter apreço pela EDUCAÇÃO, realmente tem. Para pensar se, há muito tempo, não estamos sendo vítimas do "conto do vigário" de estelionatários da nossa civilidade?

Nenhum comentário: