Pesquisar este blog

sábado, 11 de agosto de 2012

O Almanak Laèmmert








O Almanak Laèmmert, publicado anualmente de 1844 a 1889, apresentava o município da Corte, a cidade do Rio de Janeiro desta época. Ele não só incluía inúmeras seções de anúncios, os mais variados, sobre o comércio, venda  e fuga de escravos, a indústria e a parte administrativa da cidade, como oferecia o calendário lunar, os dias santos e de guarda, as comemorações da Corte, a legislação existente, a relação dos agraciados com as diferentes ordens e títulos da nobreza e, também, um pequeno quadro genealógico real.
O guia, distribuído gratuitamente para quem comprasse o Almanak   indicava a moradia dos principais habitantes da cidade assim descritos: altos funcionários, empregados, negociantes, capitalistas, proprietários, fabricantes, artistas e industriais.
O Almanak Laèmmert era editado pelos irmãos Eduardo e Henrique Laèmmert e tinha sua sede no centro da cidade, à rua da Quitanda 77.
Tanta informação trazia o Almanak no período em que circulou que, hoje, é fonte de pesquisa de historiadores que encontram em suas páginas importantes dados sobre o segundo reinado.

Nenhum comentário: