Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ações Educativas do Museu Nacional

Ontem assisti a defesa da tese de doutoramento em Educação do professor Paulo Rogério Silly, do Colégio Pedro II. 

A tese é uma pesquisa de fôlego sobre as ações educativas do Museu Nacional (1815-1935). A banca foi composta por professores que deram valiosa contribuição a pesquisa e aulas maravilhosas para todos nós - no ateliê de História da Educação da UERJ, local cuidadosamente escolhido por orientador e orientndo para falar da História das insstituições - que assistimos a partir de 14h.

Muito bom rever Clarice Nnes, na banca,com quem sempre aprendo muito. Muito bom rever Alessandra Schuler, também da banca, sempre com o sorriso aberto e um conhecimento enorme sobre o que fala. Legal rever o professor José Gonçalves Gondra, orientador de Paulo, imprimindo no trabalho seu saber sobre o século XIX. A banca contou, dentre outros especialistas, com a Diretora do Museu Nacional.

Foi uma exposição longa, mas extremamente interessante. Como disseram vários integrantes da banca, todos aprendemos com todos. Parabenizo meu amigo Paulo, Gondra e toda a banca.

Mas, depois, na confraternização, tive oportunidade de conhecer Luciano Mendes de Faria Filho. Leio muito seus escritos até por conta de estudarmos, ambos, o mesmo período: o final do XIX e a 1ª República. Fiquei encantada! Um rapaz, por seus escritos o acreditava mais velho, sensível, educado, conversador que dispensou a uma aluna como eu, tempo para saber de minhas pesquisas. Adorei! É tão bom quando podemos trocar experiências! 

Isso também foi possível com Inara (recentemente doutora pela USP/ Universidade do Porto) a quem não via há algum tempo, Inês, companheira de todas horas (doutora pela UERJ, pesquisadora do Arquivo Nacional e editora da Revista Prelúdio do Colégio Pedro II). Pude, também, rever os amigos do grupo de pesquisa do Gondra que estão, sempre, animados e dos quais gosto muito, sempre que me encontro com eles.

Obrigado, Paulo por nos ter proporcionado, a todos, uma tarde/noite produtiva. Você reuniu pessoas interessantes, de diferentes lugares, que trocaram experiências, conversas e muito carinho por você.

Nenhum comentário: